
Quando finalmente se ultrapassaram todos os obstáculos (com excepção das cordas!) percebe-se a razão de ser importante vê-lo da primeira fila… A primeira sensação ao olhar para o quadro é “Eh pá, isto não era suposto ser maior!?”
Seja como for, a piada do quadro é que está cheio de manhas além de ser tecnicamente bem executado (digo eu!).
A primeira manha é, provavelmente, a identidade do modelo. Pode ser a esposa de Francesco del Giocondo, um comerciante cheio de pilim e influência, o que faz sentido uma vez que só alguém com pilim é que teria dinheiro para retratos e afinal de contas o nome original é “La Gioconda”! Mas em italiano “Gioconda” também pode ser uma mulher alegre por isso mantém-se a dúvida. A outra teoria (isto das teorias sobre as obras de Leonardo Da Vinci surgem como cogumelos) é que pode ser um auto-retrato do próprio Leonardo Da Vinci sem pilosidade facial e vestido de mulher. Visto que a Mona Lisa parece uma senhora ligeiramente andrógina e que o Da Vinci nunca bateu lá muito bem da bola, também é uma possibilidade. (1)
Mas continuo a estar mais inclinada para a primeira opção… Na altura também deviam haver mulheres menos bonitas e esta pelo menos é muito “fashion”… A falta de sobrancelhas estava na moda na altura, podem tomar como o equivalente ao ser-se escanzelada actualmente (é muito “in”).
Mas há mais manhas, o famoso sorriso enigmático (ainda não decidiram se é porque a senhora era muito “alegre” se é porque é um gajo bem disfarçado!) e a diferença de perspectiva do lado direito e do lado esquerdo.
Falei desta obra porque é conhecida da maioria, mas em vários museus se podem ver várias obras (sejam pinturas, esculturas ou outro tipo de obra), de várias épocas e estilos que reúnem as duas condições que referi anteriormente, têm significado (mais ou menos perceptível) e são tecnicamente bem executadas.
Parece-me que algures no tempo, a parte do significado perceptível perdeu-se! Muitas obras contemporâneas são formas geométricas, todas amontoadas ou bem diferenciadas numa tela branca! Podem ser brilhantemente executadas mas isso limita a apreciação das obras a especialistas na área. Se há algum significado parece estar reservado aos próprios artistas ou a pessoas com uma imaginação muito fértil. Sempre pensei que um dos objectivos do artista é conseguir transmitir algo com a obra… Um momento histórico, um sentimento, uma paranóia… as melhores são as paranóias! lol
Picasso também era adepto de formas geométricas (Cubismo) mas as suas obras conseguem passar claramente a motivação por trás delas, talvez por isso se tenha imortalizado!
Há uma inovação óbvia nas técnicas, utilizam-se latas, copos de plástico, a bem da reutilização, fazem-se quadros de alimentos… É o aliar da estética à utilidade, falha é a durabilidade… Guarda-se o quadro no congelador!?
É pena, mas acho que a parte mais interessante da arte é que se perdeu. A parte que permitia que esta fosse apreciada por todos.
Mas há uma vantagem neste novo movimento… Podemos todos ser artistas! Sai qualquer coisa que não era suposto, diz-se que é artístico e já está.
Deixou-se cair a chávena de café, o chão ficou sujo… Não! Ficou artístico! Não estão a ver a mancha perfeitamente delineada e os cacos estrategicamente situados!? Não!? Azar! É artístico na mesma!
Mais um texto esquisito… E a minha paranóia artística!
Toilet flush
(1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa
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